Médico baiano atinge a marca de 1000 cirurgias robóticas

Ejaculação Retrógrada – O que é, e quais suas causas e consequências?
Outubro 19, 2023

Médico baiano atinge a marca de 1000 cirurgias robóticas.


Feito se completou no dia 02/08

O urologista Nilo Jorge Leão alcançou a marca de mil cirurgias robóticas realizadas, tornando-se o cirurgião do Nordeste com maior volume individual do procedimento.

O feito se completou na primeira semana de agosto. Dentre as vantagens das cirurgias, menor tempo de recuperação, menos chance de sangramento e maior segurança. Dos mil procedimentos realizados por Nilo, 910 foram na capital baiana.


“São mil vidas de pacientes majoritariamente com câncer que conseguiram ser beneficiadas de forma menos dolorosa, menos agressiva. Esse paciente não precisa mais migrar para São Paulo e Rio de Janeiro. Fui buscar minha formação fora e hoje tenho orgulho de saber que a minha população tem a mim e minha equipe como referência”, comemora.


Nilo Jorge Leão é chefe do Serviço de Urologia do Hospital Mater Dei e do Hospital Municipal e coordenador da Uro-oncologia das Obras Sociais Irmã Dulce, sendo um dos integrantes do corpo clínico da Uroclínica.


Em parceria com outros cirurgiões robóticos do IBCR, Nilo Jorge Leão realizou mais de 40 cirurgias robóticas em crianças na Bahia. Além de protagonizar a primeira cirurgia robótica em criança no estado e de tratar a criança mais leve do Norte-Nordeste submetida à cirurgia robótica oncológica (6,8 quilos), o cirurgião participou de diversas cirurgias multidisciplinares para tratamento de endometriose em parceria com os cirurgiões Marcos Travessa (ginecológico), Ramons Mendes (coloproctológico) e Leonardo Calazans (urológico).


Nilo Jorge soma mais de 10 cistectomias radicais robóticas com derivações urinárias intracorpóreas para tratamento de câncer de bexiga, a mais complexa cirurgia da urologia, e a primeira cirurgia robótica com o ultrassom intracorpóreo BK 5.000, um marco no avanço tecnológico do estado. As primeiras linfadenectomias inguinais iniciadas e encerradas por robótica para tratar câncer de pênis também foram realizadas por equipes coordenadas pelo médico baiano.


“Através de uma parceria importante entre os Hospitais Santa Izabel e Mater Dei, o serviço de urologia das Obras Sociais Irmã Dulce e do Hospital Municipal de Salvador, o Grupo Oncoclínicas e outras empresas privadas, conseguimos operar sete pacientes com câncer de pênis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com auxílio robótico”, lembrou o cirurgião.
Em todas as 999 cirurgias robóticas já realizadas por ele, não houve caso de conversão de urgência para cirurgia aberta ou necessidade de transfusão de sangue.

“Contudo, como essa possibilidade existe, costumo ensinar aos urologistas que estão sob minha supervisão o que fazer nesses casos”, concluiu Nilo Jorge Leão, que também atua como proctor e treina mais de 30 cirurgiões não só da Bahia, mas também de Sergipe, São Paulo e Minas Gerais.