https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=AW-10919026616

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

Alexandre Ziomkowski

Na Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), busca-se por intervenções menos invasivas e com potencial melhor prognóstico, no que se refere à recuperação pós-cirúrgica, manutenção da função erétil e manejo dos sintomas do trato urinário inferior, quando comparadas à cirurgia aberta ou Ressecção Transuretral da Próstata (RTU). Nesse contexto de alternativas, há a Enucleação da próstata utilizando Laser (Holmium:YAG).

Esse laser, por sua vez, interage com os tecidos que contêm água, promovendo (através de um efeito fototérmico) a remoção do tecido prostático aumentado de forma controlada, o que possibilita a sua adequada hemostasia.

Por conseguinte, no caso de homens com HPB e sintomas urinários do trato inferior moderados-graves, a força de recomendação pela European Association of Urology (EAU) é forte, sendo o nível de evidência alto, quando comparado à RTU e cirurgia aberta, no que tange à segurança e eficácia, nos curto, médio e longo prazos, para volumes prostáticos inferiores ou superiores a 80mL.

Apesar do aumento do tempo cirúrgico, quando comparado o laser à RTU, algumas meta-análises apontam redução nos tempos de internação e cateterização; redução de complicações infecciosas e perdas sanguíneas, o que reverbera em menores taxas de transfusões. Todavia, os achados nos ensaios clínicos são heterogêneos, quando comparamos possíveis vantagens do laser frete à RTU, no manejo dos sintomas urinários e preservação da função erétil, sendo nesse quesito, pois, equivalentes.

Por fim, um grande diferencial nos desfechos positivos e redução de complicações, no Laser, é a experiência do cirurgião, não só no que se refere à habilidade endoscópica, mas também na seleção das indicações para a técnica, unindo a prática baseada em evidências às particularidades clínicas e vontade do paciente.

EAU Guidelines, Management of non-neurogenic male luts, 2022.

DOI: [10.1111/iju.14462] (https://doi.org/10.1111/iju.14462)

Contamos com profissionais capacitados para atender, diagnosticar e acompanhar os pacientes. O nosso objetivo é cuidar da sua saúde!

Entre em contato:
☎️ (71) 2626-3030
📲 (71) 99184-2858

Uroclínica da Bahia – Há 30 anos trabalhando em alto nível, com os mais modernos tratamentos em UROLOGIA.

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

Compartilhe este artigo