1- O que é Hipospádia e qual sua incidência?
A hipospádia é um defeito congênito do pênis caracterizado por uma posição anormal do orifício uretral que, ao invés de se localizar na ponta do pênis, localiza-se inferiormente levando a um jato urinário abaixo da posição habitual, podendo também haver curvatura da haste peniana.
Essa anomalia é relativamente frequente, sendo de 1 para 190 recém natos do sexo masculino.
2- Por que as pessoas nascem com Hipospádia?
A maioria das vezes não se sabe a causa da hipospádia, embora possa estar relacionada a alterações genéticas e hormonais.
3- A Hipospádia pode causar infecções urinárias?
Não há relação desta anomalia com infecção do trato urinário.
4- A Hipospádia pode causar dificuldade para engravidar?
Nos casos onde o orifício da uretra é muito proximal (próximo à bolsa escrotal), além da dificuldade em urinar de pé, o paciente pode apresentar dificuldade de ejacular dentro da vagina, dificultando assim a fecundação.
5- Todas as crianças com Hipospádia devem ser operadas?
O tratamento dessa condição é cirúrgico porque além da correção do defeito anatômico com benefícios funcionais, há também que se considerar os problemas psicológicos, havendo melhoria na autoestima do paciente. O tratamento deve ser realizado por especialistas em Urologia Pediátrica porque requer treinamento específico e material adequado.
6- Quais os riscos da Correção Cirúrgica?
A cirurgia quando realizada pelo especialista tem alto índice de sucesso podendo ser efetuada em um ou dois estágios a depender da severidade do caso.
A principal complicação cirúrgica é o aparecimento de fístulas uretrais (vazamentos) que devem ser corrigidos posteriormente e que tem a sua incidência diretamente influenciada pelo grau de especialização do médico responsável pelo tratamento.
7- A Hipospádia pode passar de pai para filho?
Não é frequente a incidência familiar da doença.
8- Mulheres podem ter Hipospádia?
É uma anomalia do sexo masculino sendo muito rara em mulheres.
Essas e outras informações não substituem a importância de uma consulta médica com o seu urologista.
Uroclínica da Bahia
Fone: (71) 2626 3030