https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=AW-10919026616
Cisto no rim

O que é cisto no rim e quais são os tratamentos?

Alexandre Ziomkowski

O que é cisto no rim e quais são os tratamentos?

Ao realizar uma ultrassom, é possível que seja encontrado um cisto no rim, o qual chamamos de cisto renal. Essas lesões são geralmente arredondadas, com conteúdo interno líquido.

Cisto no rim

Comumente são lesões isoladas, ou seja, apenas um cisto na região e não há uma causa para o surgimento delas. Nesses casos mais simples, por não ter sintomas, algumas pessoas podem passar vários anos sem saber que possui um cisto renal, sendo apenas descoberto em exames de rotina, como a ultrassom.

É uma lesão mais comum em pessoas com mais de 40 anos e, quando pequeno e simples, não causa sintomas e nem representa risco.

No caso de cistos complexos, maiores e numerosos, pode ter ocorrência de sangue na urina e dor nas costas por exemplo. Nesses casos, eles devem ser aspirados ou retirados por cirurgia de acordo com a recomendação do médico especialista.

  • É ou pode virar câncer?


Não. Um câncer renal se parece com um cisto renal complexo e pode haver confusão de diagnóstico por parte do médico.

No entanto, exames tais como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, podem ajudar a distinguir um cisto no rim de um câncer renal, que são duas doenças diferentes.

Conheça a nossa História: Uroclínica da Bahia

Entre em contato conosco: Atendimento no Whatsapp

Compartilhe este artigo