Pieloplastia – entenda melhor o procedimento cirúrgico para tratar a Estenose de JUP.

A Pieloplastia é o nome do procedimento cirúrgico utilizado para tratar estreitamentos da junção pieloureteral. A maioria dos casos de estreitamento da junção pieloureteral são congênitos e diagnosticamos na infância. Contudo, existem ainda alguns casos que são secundários à procedimentos cirúrgicos endoscópicos, cálculos urinários e até mesmo trauma.

Esse estreitamento da junção pieloureteral, conhecida como estenose de JUP, pode em alguns casos levar a dilatação progressiva do rim e perda do mesmo. Desta forma, a pieloplastia, procedimento cirúrgico que retira a parte estreita e refaz o encontro do ureter com o rim, pode ser indicada para preservar a função renal.

Esse procedimento antigamente era feito sempre por via aberta. Contudo, a maioria dos casos hoje em dia é feito por via minimamente invasiva, seja através de laparoscopia ou assistida por robô.

A cirurgia aberta fica reservada para crianças muito pequenas (bebês ) onde ainda ha limitação do material para as técnicas minimamente invasivas.

Assista o vídeo e entenda o passo a passo da cirurgia:

(fonte: https://youtu.be/To6u8mz9Nn0)

Para maiores esclarecimentos, agende sua consulta com um de nossos Urologistas.

Uroclínica da Bahia
Fone: (71) 2626 3030 ou pelo Whatsapp: 71 99184 2858

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*