O seu filho ainda faz xixi na cama?

Confira a entrevista com o urologista pediátrico Professor Dr Nilo Leão

O que é enurese noturna?

A enurese não é uma doença mas sim o sintoma da imaturidade dos nervos responsáveis pelas sensações da bexiga. A enurese se manifesta quando no período do desfralde (em geral por volta dos 2 anos) a criança continua a urinar na cama durante o sono.

Esse problema acomete muitas crianças ?

É uma questão muito frequente, chegando a acometer 15 porcento das crianças ao redor dos 5 anos de idade . A enurese noturna costuma ter caráter hereditário e tende a melhora espontânea com o crescimento, persistindo apenas em 1 porcento dos adolescentes.

A enurese noturna pode acarretar alguma consequência ao desenvolvimento físico e psicológico da criança afetada? Quando os pais devem se preocupar com esse fato?

A enurese noturna começa a merecer a atenção do médico quando passa a ser um problema para a criança e para a família, podendo trazer algum tipo de instabilidade no ambiente doméstico. Isso pode comprometer a autoestima da criança que torna-se por vezes introvertida e arredia.

Como se trata a enurese noturna?

O tratamento da enurese deve ter a colaboração do paciente que deve se mostrar interessado em resolver o problema bem como ajuda dos familiares mais próximos. A abordagem inicial é motivacional, fazendo a criança entender que é um fenômeno temporário com grande possibilidade de cura espontânea na maioria dos casos. Contudo, por vezes, o uso de medicações se faz necessário.

Para maiores esclarecimentos, agende sua consulta :

  • Telefone: 71 2626-3030;
  • Whatsapp: 71 9184-2878.

Dr Nilo Cesar Leão

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*