Confira a entrevista com o Dr. Nilo Jorge Leão. Nódulo na glândula adrenal. Devo ficar preocupado?

O que são as glândulas adrenais?

As glândulas adrenais ou suprarrenais são pequenos órgãos localizados imediatamente acima dos rins, responsáveis pela produção de importantes hormônios do nosso corpo, como adrenalina, noradrenalina, cortisol, aldosterona e hormônios androgênicos.

O que são os nódulos adrenais?

Os nódulos adrenais são tumores da glândula suprarrenal geralmente diagnosticados de forma incidental, quando passam a ser chamados de incidentaloma. Esses tumores na maioria das vezes são benignos, e são chamados de adenomas. Por vezes podem ser malignos, são os chamados carcinomas do córtex da glândula suprarrenal.

Como se faz o diagnóstico dos nódulos de suprarrenal?

O exame padrão ouro é a tomografia computadorizada com contraste. Em algumas situações específicas, a ressonância magnética pode também acrescentar informações importantes.

Os exames de imagem são fundamentais para estabelecer a possibilidade da lesão ser benigna ou maligna.

Os tumores benignos da glândula adrenal precisam ser tratados?

Tumores pequenos (adenomas), assintomáticos e não produtores de hormônio, podem ser acompanhados com exames periódicos. Contudo, caso os adenomas sejam produtores de hormônio ou apresentem crescimento maior que 1 cm por ano ou possuam mais do que 4 cm do tamanho total, a remoção laparoscópica do adenoma é o tratamento recomendado.

O nódulo adrenal costuma ser Câncer ?

A maioria dos nódulos adrenais são adenomas, portanto, benigno. Contudo, alguns achados dos exames de imagem podem sugerir neoplasia de origem maligna e desta forma tornam a remoção cirúrgica obrigatória .

O que devo fazer se num exame de ultrassom de rotina for visualizado um nódulo na glândula adrenal?

Você deve se consultar com um urologista ou endocrinologista, afim de promover a investigação adequada desse achado para realizar o seguimentos ou tratamento adequado para o seu caso.

 

Para maiores esclarecimentos , agende uma consulta com o nosso time.

Uroclinica da Bahia

Fone: (71) 26263030

DR. NILO JORGE LEÃO.
Coordenador do núcleo de urooncologia da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – Obras Sociais Irmã Dulce. Titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Preceptor do núcleo de urologia do Hospital São Rafael. Fellowship em laparoscopia e cirurgia Robótica no A.C. Camargo Cancer Center.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*