Fimose:  Dr.º Oldach Pitombo responde tudo que você precisa saber sobre esse problema que afeta crianças e adultos

1- O que é fimose?

Incapacidade/limitação de expor a glande ao tentar retrair o prepúcio.

2-  Todas as crianças nascem com fimose?

Quase sempre (96%), é a chamada fimose fisiológica. Contudo, com o desenvolvimento da criança, a fimose tende a apresentar resolução espontânea. Aos 3 anos, até 90%  já consegue expor a glande, indicando a resolução espontânea do problema.

3- Muitos pediatras ainda recomendam a prática dos “exercícios” para tratar a fimose. O que o sr.º acha disso?

Nós, urologistas, contra indicamos formalmente esse tipo de conduta. Como dito anteriormente, quase a totalidade das crianças apresentará resolução espontânea da fimose. Naqueles cujo quadro persiste, os ” exercícios” provocam sofrimento e medo na criança, já que muitas vezes se associam a inflamação e aumentam o risco de causar cicatrizes (novas aderências ou mesmo um anel fibrótico). Outro risco associado à prática dos exercícios, é o perigo de desenvolver uma Parafimose, situação onde a glande ultrapassa o anel fimótico e não consegue voltar. Uma verdadeira emergência médica que necessita de intervenção cirúrgica imediata .

4- Todas as crianças com fimose devem ser tratadas com cirurgia?

Não. A maioria vai apresentar resolução espontânea até a puberdade, sem necessitar de intervenção. Existe ainda a opção de tratamento medicamentoso com aplicação de cremes à base corticoide.

5- Então, quando devemos operar as crianças com fimose?

Em meninos acima de 5 anos com fimose refratária a tratamento clínico. Em alguns casos, a indicação do procedimento pode ser antecipada se a criança apresentar balanopostite (inflamação da glande e prepúcio) de repetição, infecção urinária de repetição  ou ainda se a criança possuir fimose e mal formações do trato urinário, como por exemplo, válvula de uretra posterior.

6-  Adultos com fimose, devem ser tratados cirurgicamente?

Sim. Além de reduzir risco de transmissão DSTs, como HIV, a postectomia (cirurgia para correção da fimose) permite melhor higiene peniana, reduzindo assim o risco de câncer de pênis.

Para maiores informações, agende sua consulta: (71) 2626-3030
Dr.º Oldach Pitombo

2 Comentário

    • Olá ElieL, obrigado pelo contato. O valor da cirurgia varia de acordo com o caso e com o cirurgião. Agende sua consulta no 26263030 ou através do WhatsApp 99184-2858.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*