Ecografia peniana simples e com doppler – Confira a explicação com o Dr. Bruno Dantas Santana.

A Ecografia peniana morfológica é um excelente exame para a avaliação das patologias penianas. É um exame simples, rápido, não invasivo e seguro. Permite, geralmente sem dor ou incômodo, diagnosticar casos de distúrbios da curvatura peniana, massas, tumores, dentre outras patologias.

Este exame é realizado em posição deitada, com um transdutor em contato com a pele peniana, apresentando duração média de 15 minutos.

O Doppler peniano é um dos exames fundamentais na avaliação da disfunção erétil. Permite distinguir entre as diversas causas de disfunção e orientar o urologista na indicação terapêutica indicada para cada paciente.

É um exame seguro e indolor, tendo a duração de aproximadamente 30 minutos. Inicia-se com uma injeção, aplicada diretamente no pênis (intra-cavernosa), de um agente vasoativo (prostaglandina E2) que provoca uma ereção em poucos minutos. Posteriormente, avalia-se a resposta erétil ao fármaco, bem como o fluxo de sangue nas artérias do pênis, medindo a sua velocidade, índice de resistência e morfologia da respectiva onda de fluxo. Isto é possível através da aplicação do efeito de Doppler na interação dos ultra-sons com o fluxo sanguíneo e com a obtenção simultânea de imagens ecográficas dessas mesmas artérias.

Esses exames devem ser realizados por um especialista com experiência, na busca de resultados com alta acurácia.

Para maiores esclarecimentos, agende sua consulta com um de nossos Urologistas.

Uroclínica da Bahia
Fone: (71) 2626 3030 ou pelo Whatsapp: 71 99184 2858

 

Dr. Bruno Dantas Santana – CRM: 23078

Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP – EPM).

Membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR / AMB)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*