A vasectomia é um método contraceptivo definitivo.

Dentre os métodos irreversíveis, temos a ligadura de Trompas, nas mulheres e a Vasectomia, nos homens, sendo que a Vasectomia é um método minimamente invasivo, uma cirurgia ambulatorial, podendo ser feita sob Anestesia local ou com sedação Anestésica.

procedimentos-vasectomia

O método para vasectomia:

Durante o procedimento, o Médico Urologista faz a ligadura dos canais deferentes, que levam os espermatozoides dos testículos até as vesículas seminais. Com essa interrupção da passagem dos espermatozoides, o paciente terá uma ejaculação sem os espermatozoides no Sêmen ou Esperma ejaculado. É feita analgesia com medicações conhecidas (Dipirona, Paracetamol ou Anti-inflamatórios), e o paciente precisa de repouso relativo durante cerca de 48h.

Após três meses da cirurgia ou 20 ejaculações, o paciente realizará um exame de espermograma para confirmar o sucesso da cirurgia. Em cerca de 1 para 2000 pacientes operados pode haver falha do método, ou seja, o paciente voltar a ter espermatozoides.

Existe uma lei que rege os métodos anticoncepcionais definitivos e o paciente e sua parceira devem ser conscientizados e assinar um Consentimento Informado para manter o paciente e o Médico que realizar o procedimento, dentro da lei.

Os Médicos da Uroclínica da Bahia realizam esse procedimento.