A Uroclinica possui urologistas habilitados à realização de todos os procedimentos urológicos existentes, incluindo sub-áreas como uropediatria, urooncologia, endourologia, litíase urinária, andrologia, transplante renal ( intervivos,doadores falecidos e pediátrico), urologia feminina, entre outros. Mais recentemente, a UROCLÍNICA DA BAHIA oferece também ,  a possibilidade da realização de cirurgia robótica realizada por seus membros em alguns dos principais  Hospitais em São Paulo.  Agende sua consulta para maiores informações .

Câncer de Próstata

próstata é uma glândula localizada na região pélvica masculina que possui o tamanho de uma noz (aproximadamente 20 gramas em homens jovens) e é responsável por produzir a maior parte do sêmen, líquido que é responsável por nutrir e proteger espermatozoides.

Idade (principalmente homens com mais de 50 anos), etnia (negros), hereditariedade (história familiar) e obesidade, são fatores claramente já associados ao desenvolvimento do câncer de próstata.

O câncer de próstata é uma condição silenciosa na esmagadora maioria dos casos, motivo pelo qual a realização da dosagem do PSA e exame físico através do toque retal, a partir dos 50 anos, é ainda a melhor forma de se realizar o diagnóstico precoce dessa doença. Quando a doença é diagnosticada em fase avançada, sintomas como dificuldade para urinar, hematúria (sangramento na urina) e dores ósseas, podem acontecer. O diagnóstico precoce é fundamental e se associa a elevadas taxas de cura.

O PSA e toque retal servem como screening (triagem) para o câncer de próstata, e de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia deve ser realizado para todos os homens com mais de 50 anos, anualmente, ou, a partir dos 45 anos para pacientes negros ou com história familiar de câncer de próstata. O uso da ressonância magnética pode ser muito útil para investigação dessa patologia, porém, a biópsia prostática guiada por ultrassom ainda é considerada o exame padrão ouro para realização do diagnóstico.

Uma vez diagnosticado, o câncer de próstata possui inúmeras formas de tratamento, sendo a cirurgia radical (prostatectomia radical), considerada o padrão ouro para as doenças localizadas.

A prostatectomia radical pode ser realizada por via aberta, laparoscópica e robótica. A Uroclinica possui profissionais habilitados a realizar todas essas formas de tratamento. Não deixe de agendar sua consulta e esclarecer todas as suas dúvidas, sobre este tema cujas descobertas são continuamente renovadas.

Fimose

Fimose é a impossibilidade de expor a glande, total ou parcialmente. Os pacientes portadores de fimose podem cursar com sinais e sintomas irritativos e inflamatórios no pênis, assim como o acúmulo de secreção devido a dificuldade para higiene. Algumas consequências clínicas podem ocorrer, como inflamações recorrentes do prepúcio e glande, para-fimose, chegando até a causar infecções urinárias (cistites, pielonefrites).

Cálculo renal

A formação de cálculos renais é muito comum no ser humano, sendo a principal causa pela busca do atendimento urológico de urgência. Os cálculos do trato urinário são um pouco mais frequentes nos homens e tem um traço familiar relevante, ou seja, pessoas com cálculos geralmente possuem parentes que também os têm. Originalmente são formados nos rins em seus sistemas coletores e podem migrar para partes mais baixas do trato urinário, como os ureteres, muitas vezes caracterizando uma situação onde o tratamento de urgência se faz necessário. Os sintomas dos cálculos são variados, podendo cursar desde um desconforto lombar leve até situações mais dramáticas, com cólica intensa, hematúria (sangue na urina) e até infecção urinária febril .

Os cálculos podem ser eliminados espontaneamente, com a ajuda de medicações ou necessitarem ainda de intervenção urológica para serem retirado. As intervenções variam desde litotripsia extracorpórea com ondas de choque, tratamentos endoscópicos (através de orifícios naturais), percutâneo (através de um pequeno orifício feito nas costas) ou mais raramente através de laparoscopia. A equipe da Uroclínica encontra-se apta a oferecer todos os tipos de tratamento existentes para litíase urinária e para esclarecer quaisquer dúvidas dos seus pacientes.

Câncer de rim

Com o advento dos exames de imagem como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, o diagnóstico incidental do câncer de rim tem aumentado a cada ano e hoje já corresponde a mais de 50% dos casos. É a terceira neoplasia maligna urológica mais comum, costuma acometer mais homens do que mulheres, possui pico de incidência entre 60-70 anos e o seu diagnóstico precoce se associa a elevados índices de cura.

Sempre que possível, a nefrectomia parcial (retirada do tumor preservando parte do rim) é o tratamento ideal, uma vez que proporciona a cura e ajuda na preservação da função renal. A cirurgia pode também ser realizada por via convencional, laparoscópica ou robótica. A cirurgia aberta é cada vez menos utilizada, sendo as técnicas minimamente invasivas as preferenciais por se associarem a menores taxas de sangramento, recuperação mais rápida e iguais índices de cura.

Câncer de bexiga

O câncer da bexiga, também chamado de Carcinoma Urotelial, é a segunda neoplasia maligna urológica mais comum. Costuma acometer principalmente pacientes tabagistas, com mais de 65 anos de idade e costuma se manifestar através de hematúria macroscópica indolor (sangramento vivo na urina).
O tratamento do câncer de bexiga é complexo e envolve desde ressecções endoscópicas (RTU), uso de BCG intra vesical e até a retirada radical da bexiga. Assim como no câncer de próstata, a retirada radical da bexiga pode ser realizada por cirurgia aberta convencional, laparoscopia e cirurgia robótica.

Infertilidade Masculina

Definição: incapacidade de um casal em conceber filhos através de relações sexuais periódicas, sem uso de métodos contraceptivos, após pelo menos 1 ano de tentativas. Com o importante papel que a mulher vem adotando no mercado de trabalho, nota-se um aumento crescente de casais com dificuldade em engravidar, estimando-se que cerca de 20-25% dos cais brasileiros estejam enfrentando este problema. O fator masculino contribui, isoladamente, em ao menos 30% dos casos.  As causas de infertilidade masculina são variadas, passando desde síndromes genéticas mais raras até a varicocele, causa mais comum e que possui um importante potencial de reversibilidade (cura). O tratamento varia de acordo com a causa . Para homens que já realizaram vasectomia por exemplo, a reversão através de microcirurgia é uma ótima opção de tratamento, encontrando-se nossa equipe apta a atende-lo se for esse o seu caso. Não deixe de procurar o seu urologista para esclarecimento de suas dúvidas.

Hidronefrose Pré-Natal

Vasectomia

A vasectomia é um método contraceptivo definitivo.

Dentre os métodos irreversíveis, temos a ligadura de Trompas, nas mulheres e a Vasectomia, nos homens, sendo que a Vasectomia é um método minimamente invasivo, uma cirurgia ambulatorial, podendo ser feita sob Anestesia local ou com sedação Anestésica.

Após três meses da cirurgia ou 20 ejaculações, o paciente realizará um exame de espermograma para confirmar o sucesso da cirurgia. Durante o procedimento, o Médico Urologista faz a ligadura dos canais deferentes, que levam os espermatozoides dos testículos até as vesículas seminais. Com essa interrupção da passagem dos espermatozoides, o paciente continuará a ter uma vida sexual normal, com ereções normais e inclusive saída de esperma, porém, sem espermatozóides.

De acordo com a lei, este procedimento só pode ser realizado 60 dias após a assinatura de termo de consentimento livre e esclarecido.

Disfunção Erétil

A disfunção erétil (D.E.), também conhecida como “impotência sexual”, se caracteriza pela dificuldade em manter uma ereção peniana suficiente para uma prática sexual satisfatória. Estima-se que entre 15-20% dos homens, independente de sua idade, apresentem algum grau de disfunção erétil. Contudo, esse é um problema cuja incidência aumenta quanto mais velho for o paciente. A D.E. pode ter origem psicológica, orgânica (secundária a algum problema de saúde) ou mista.  Uma boa conversa com orientações do seu urologista, o uso de medicações via oral, injetáveis e mais raramente a realização de cirurgia para implante de próteses penianas, fazem parte do arsenal terapêutico para tratamento desta condição. Uma vida sexual saudável se associa a menores taxas de depressão e até mesmo doenças cardiovasculares, não deixe de procurar o urologista pra conversar sobre este assunto.

Incontinência Urinária

Incontinência Urinária é a perda involuntária da urina pela uretra. Afeta pessoas de ambos os sexos em diferentes faixas etárias. A perda involuntária de urina é uma condição constrangedora e tem conseqüências na qualidade de vida, causando muitas vezes marginalização do convívio social e frustrações psicossociais. Em virtude do medo de algum “acidente” muitas pessoas evitam a prática de esportes e atividades sociais. Até mesmo atos corriqueiros como tossir, espirrar ou dar risada pode acarretar em perda de urina e colocar o incontinente em uma situação desconfortável.

Bexiga Neurogênica

Chama-se bexiga neurogênica o mau funcionamento da bexiga devido a doenças do sistema nervoso central ou nervos periféricos envolvidos no controle da micção, que fazem com que o indivíduo não consiga controlar adequadamente o ato de urinar. Tanto pode ser afetada a musculatura da bexiga como os seus esfíncteres. A bexiga pode se tornar hipoativa, incapaz de contrair-se voluntariamente ou hiperativa, com perda involuntária de urina.

Testículo Não descido (criptoquirdia)

A criptorquidia é uma das anomalias genitais mais frequentes em meninos. Os testículos são formados dentro do abdome, abaixo dos rins e, por volta da vigésima semana de gestação, eles começam a descer, para que, ao nascimento, já estejam localizados na bolsa escrotal. Porém, em cerca de 4 % dos meninos o testículo não se encontra na bolsa escrotal ao nascimento, principalmente nas crianças prematuras.

Infecção Urinária

A Infecção do Trato Urinário (ITU), conhecida popularmente como infecção urinária, é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres. Esse tipo de infecção é mais comum na parte inferior do trato urinário, do qual fazem parte a bexiga e a uretra.

HPV

O HPV é um vírus que se transmite no contato pele com pele, por isso pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível. No primeiro contato sexual 1 em cada 10 meninas chega a entrar em contato com o vírus. Conforme o tempo passa, entre 80 e 90% da população já entrou em contato com o vírus alguma vez na vida, mesmo que não tenha desenvolvido lesão. Mas é importante lembrar que mais de 90% das pessoas conseguem eliminar o vírus do organismo naturalmente, sem ter manifestações clínicas.

Uropediatria

Tratar de crianças requer um cuidado e atenção muito especial. Condições como hipospadias , estenose de JUP, infecções urinárias de repetição e refluxo vesicoureteral, criptorquidia (testículo oculto) , dentre outras patologias urológicas pediátricas, podem prejudicar sobremaneira o desenvolvimento adequado de uma criança. A Uroclinica da Bahia se orgulha de carregar dentro do seu grupo, uma equipe pioneira nesta área, sendo inclusive a equipe responsável por realizar o primeiro transplante renal pediátrico no estado da Bahia, no ano de 2009.