Doença de Peyronie. Entenda o que é, e qual o tratamento.

Doeça de Peyronie: Quando operar?

Senior man can not sleep. He is sitting on his bed with headache.

A Doença de Peyronie costuma ocorrer em homens em idade mais avançada, em geral após os 50 anos. Contudo, pode acometer homens jovens, não sendo raro o diagnóstico em alguns pacientes a partir dos 25 anos. Trata-se de uma condição de causa ainda não totalmente compreendida que resulta numa curvatura peniana anômala, podendo levar a dor intensa na fase aguda e dificuldade pra relação sexual na fase crônica. A dificuldade para relação sexual pode se traduzir desde dor durante o ato sexual até mesmo a impossibilidade de se conseguir a penetração. Essas consequências da Doença de Peyronie podem levar o paciente a sofrer com baixa auto estima, transtornos de ansiedade e até mesmo depressão, sendo imprescindível a avaliação por um especialista para definir a real necessidade de tratamento.

Doença de Peyronie
A Doença de Peyronie costuma causar ansiedade e pode levar até mesmo a depressão.

Quais as opções de tratamento, e o momento de tratar?

Tratamentos com comprimidos de vitamina E e Colchicina, não possuem na atualidade qualquer evidência científica de que interrompa o processo de curvatura e parece apenas melhorar a dor da fase aguda. Mas recentemente, uma medicação injetável a base de colagenase de clostrydium (XIAFLEX) foi aprovada pelo FDA e parece está associada a uma melhora de até 35% da curvatura. Contudo, essa medicação, além de não ter chegado ao Brasil, possui o custo bastante elevado e apesar de ser considerada segura, pode se associar a alguns efeitos colaterais importantes, como hematomas e até mesmo rutura do pênis com necessidade de intervenção cirúrgica.

Quando a curvatura peniana se estabiliza  e continua provocando dor ou desconforto na relação sexual, a correção cirúrgica esta indicada. Idealmente, o paciente deve estar com a curvatura estável há mais de 06 meses.

Uma das técnicas para corrigir a curvatura ocasionada pela doença de Peyronie é a técnica conhecida como técnica alongadora, onde classicamente se utiliza um enxerto (o mais comum é o pericárdio bovino) para preencher a área da placa que é incisada, e é a minha técnica de preferência para todos os casos com indicação cirúrgica.

Assistia ao vídeo abaixo para entender um pouco melhor como funciona essa cirurgia.

Vídeo mostrando correção cirúrgica da Doença de Peyronie utilizando uma técnica alongadora com um enxerto sintético;(Fonte:https://youtu.be/j69WmNH_CcU)

 

Os Urologistas da Uroclínica da Bahia encontram-se aptos para a realização deste procedimento.

Agende sua consulta para maiores esclarecimentos.

Autor: Dr. Nilo Jorge Leão.

Uroclínica da Bahia
Fone: (71) 2626 3030 ou pelo Whatsapp: 71 99184 2858

Para maiores informações técnicas sobre essa condição, acesse as diretrizes sobre doença de Peyronie da Sociedade Brasileira de Urologia :

http://portaldaurologia.org.br/medicos/wp-content/uploads/2017/06/184.pdf

 

 

2 Comentário

  1. fiz cirurgia da peronie pelo urologista sem fazer diaguinostico antes da protece ser colocada pela unmed ficou pequeno afinou faz 8 anos agora nao acho soluçao para reverter a situaçao dizem nao ter mais soluçao sou casado nao tenho mais relaçao oque devo fazer moro em s b doeste tenho plano unimed e sou pobre 1934546172

  2. aqui na regiaao de sbd nao vejo soluçao para o problema os urologista pela unimed nao resolve oque devo fazer sou pobre posso desponilibizar a te um pequeno valor apenas 2000 talves para a soluçao e poder ser feliz novamente abç fiquem na paz resp no email ou me liguem ok

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*