Confira a entrevista com o Dr. Frederico Mascarenhas. Cirurgia Robótica: Modernidade Tecnológica Aliada no tratamento do Câncer de Próstata e Rim.

Receber a notícia de ser um portador de câncer pode ser uma das piores notícias que uma pessoa pode ter que enfrentar. Na Urologia, o câncer de próstata e câncer de rim são os principais tipos de tumor que atingem o indivíduo e estes podem afetar tanto sua qualidade de vida quanto a sobrevida caso não sejam tratados no tempo certo e da maneira correta. Nesse sentido, o diagnóstico precoce, o pronto atendimento pelo especialista e a terapia adequada são essenciais para minimizar esses riscos. Muitas controvérsias existem em relação ao tratamento do câncer de próstata, no entanto, a expertise e experiência do cirurgião é o principal fator que determina o sucesso do tratamento.

O que é o Câncer de Próstata?

O câncer de próstata é uma das doenças que mais acometem os homens de meia idade, atinge 68 mil homens por ano, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia. Silenciosa e de progressão lenta, a doença pode demorar até 15 anos para começar a apresentar sintomas nos pacientes, tempo que pode resultar no início tardio do tratamento e da retirada do tumor. Dentre as possibilidades usadas com o objetivo de cura, estão a intervenção cirúrgica, a radioterapia ou a observação clínica, chamada de vigilância ativa, apenas analisando a evolução ou não do tumor.

Se seu médico indicar cirurgia, o que você precisa saber?

A melhor forma de tratamento vai depender de fatores como o tamanho e agressividade do câncer, bem como o momento do seu diagnóstico e a situação do paciente.

Quando a cirurgia, for recomendada, o uso de procedimentos menos invasivos, com técnicas que garantem maior precisão e um pós-operatório mais rápido, devem ser oferecidos ao paciente. Pode-se realizar esta cirurgia através de uma grande incisão no abdome ou através de pequenos orifícios na barriga do paciente sem que seja necessária a abertura extensa da cavidade abdominal. Pode ser realizado através da laparoscopia convencional ou utilizando o Robô da Vinci®

O que é o Robô da Vinci®? Quais suas vantagens?

O Sistema da Vinci System é um equipamento que permite que o cirurgião opere afastado do paciente com avanços tecnológicos possibilitando:

• Uma visão 3D HD (tridimensional em alta definição) dentro do corpo.

• Movimentos através de instrumentos articulados que podem executar ações mais precisas e mais complexos que a mão humana e livre de tremor.

• Ampliação da visão, precisão e controle.

O tratamento do câncer de próstata busca atingir a cura e minimizar os riscos de complicações relacionadas ao tratamento. Nesse sentido o Robô da Vinci® apresenta excelentes resultados pois:

• Reduz o tempo de internação

• Reduz o risco de sangramento e transfusão sanguínea

• Reduz o risco de impotência

• Reduz o risco de incontinência

• Acelera o seu retorno às atividades, por apresentar uma recuperação pós operatória mais rápida.

Agregar tecnologia na medicina, especialmente na Oncologia Urológica, tem como principais benefícios a redução de impacto na qualidade de vida e melhora na sobrevida. Com esses objetivos o uso do robô para auxiliar na realização de procedimentos cirúrgicos, oferece uma evolução já disponível nos dias de hoje e considerada por muitos como a maior evolução tecnológica na cirurgia dos últimos tempos.

As Operadoras de Saúde dão cobertura aos procedimentos robóticos?

A cirurgia robótica por enquanto não é paga pelas operadoras de saúde pois não faz parte do rol de procedimentos da ANS. No entanto, estas operadoras autorizam a realização do procedimento laparoscópico e os hospitais, que possuem o robô, de acordo com seus custos e acordos comerciais cobram uma taxa de utlização do robô e materiais descartáveis, permitindo assim que o paciente pague um valor menor pelo procedimento.

Qual o valor médio que um paciente tem que desembolsar para ser submetido a um procedimento robótico?

Os Hospitais cobram uma taxa que inclui a taxa de utilização do robô, materiais descartáveis e pinças robóticas que são utilizadas no procedimento. Os custos hospitalares variam de R$10.000,00 a R$14.000,00. Porém, alguns Hospitais, de acordo com o tipo de plano que o paciente tenha com sua operadora de saúde, podem até isentar da cobrança desta taxa. A Uroclínica da Bahia através de uma parceria firmada com o Hospital Albert Einstein, após reunião da qual participei, consegue proporcionar este benefício aos pacientes que se enquadrem nestes critérios.

A Cirurgia Robótica já é realizada em Salvador?

Salvador ainda não possui o robô disponível em seus hospitais. A Uroclínica da Bahia mantendo investimento em treinamento e tecnologia  e o compromisso de proporcionar aos seus pacientes o que há de melhor e mais moderno no tratamento das diversas patologias foi a pioneira a oferecer este tipo de tratamento aos seus pacientes em Salvador. Desde 2015, vem realizando cirurgias robóticas no tratamento do câncer de próstata e câncer renal. Os pacientes são tratados no Hospital Albert Einstein, Hospital Sírio Libanês, Hospital 9 de Julho e Hospital São Luiz em  São Paulo. São assistidos durante toda sua permanência até o retorno e acompanhados posteriormente na Uroclínica.​

Uroclínica da Bahia

Fone: (71) 2626 3030

DR. FREDERICO MASCARENHAS.   Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia. American Urological Association Member. Chefe do Serviço de Urologia e Residência de Urologia do Hospital São Rafael. Cirurgia Robótica e Laparoscópica. - CRM 14127

DR. FREDERICO MASCARENHAS. 

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia.

American Urological Association Member.

Chefe do Serviço de Urologia e Residência de Urologia do Hospital São Rafael.

Cirurgia Robótica e Laparoscópica. – CRM 14127

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*