Cirurgia Robótica chega a Salvador: confira a entrevista com Dr Nilo Jorge Leão

Com o avanço da tecnologia, a medicina também evolui, e os últimos 20 anos são marcados pela transição das cirurgias “abertas” para as cirurgias minimamente invasivas. Essa categoria de cirurgia é marcada pela existência pequenos cortes que possibilitam a realização de grandes cirurgias, como cirurgias para tratamento de câncer de próstata, rim e bexiga. Inicialmente, as cirurgias passaram a ser realizadas por videolaparoscopia. O avanço tecnológico, possibilitou a ampliação da visão para 10 x, com tecnologia 3D e maior precisão dos movimentos. Esse conjunto de melhorias na cirurgia minimamente invasiva ficou conhecido como cirurgia robótica e é feito atualmente através de uma ferramenta produzida pela Intuitive e distribuído pela Stratner: o robô Da Vinci. Atualmente, o Robô da Intuitive encontra-se em sua terceira versão, o Da Vinci Xi. A primeira versão era o Da Vinci S, e iniciou suas atividades nos Estados Unidos no ano de 2002.

Custos e chegada da cirurgia robótica a Salvador

A cirurgia robótica chegou no Brasil há 10 anos.  Contudo, pelo elevado custo que atualmente é de   R$13.000.000,00 (treze milhões de reais) para aquisição, até hoje, Salvador não contava com esta tecnologia à disposição dos seus pacientes . Há 02 anos, enquanto oferecia a possibilidade de realizar as cirurgias robóticas em seus pacientes na cidade de São Paulo, Dr Nilo Jorge concedeu entrevistas, “fez campanha” e conversou a comunidade a respeito da importância de se trazer um robô Da Vinci para Salvador, colocando assim, a medicina baiana, na posição que merece. Finalmente, nos últimos dias 23 e 24 de Março de 2019, teve início o programa de cirurgias robóticas no Hospital Santa Izabel.

Entrevista falando sobre a importância da cirurgia robótica chegar a Salvador, foi concedida em 2018 .

Em dezembro de 2018, Dr Nilo Jorge Leão, que realizou fellowship em uro-oncologia e cirurgia robótica no AC Camargo Cancer Center, quando participou de mais de 150 cirurgias deste tipo, concedeu entrevista à TVE falando sobre a tecnologia e a importância de termos essa ferramenta em Salvador . Confira!

 

Confira no link o vídeo de divulgação do Hospital Santa Izabel.

 

https://www.hospitalsantaizabel.org.br/index.php/noticias/item/hospital-santa-izabel-ira-realizar-primeira-cirurgia-robotica-da-bahia

 

Robô Da Vinci Xi-
Dr. Leonardo Calazans, Dr Nilo César Leão e Dr Nilo Jorge Leão em cirurgia robótica (Da Vinci Xi) no Hospital Samaritano-SP

 

3c0c0e2e-046b-46bd-b15f-5ecaf37062b9

Dr Nilo Jorge em ação com Da Vinci Xi- SP- 2019

2 Comentário

  1. BOM DIA. PARABENIZO O H. SANTA IZABEL E A EQUIPE MÉDICA PELO INVESTIMENTO E OFERTA DESSE SERVIÇO A NOSSA POPULAÇÃO.
    CECINIO

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*