Há 27 anos, quando retornou dos Estados Unidos, onde realizara Fellowship em Urologia Pediátrica, o Dr Nilo Leao começou a edificar a idéia da criação de um grupo de urologistas que exercesse a especialidade visando as práticas mais modernas em Urologia. Nascia, assim, a Uroclínica, tendo como princípio norteador assistir a pacientes de todas as faixas etárias, desde o recém-nascido até o idoso, homens e mulheres. A qualidade de atendimento sempre foi nossa missão primordial, razão pela qual a equipe decidiu atender num moderno conjunto de consultórios com sede própria, não vinculada à outra instituição de saúde, de forma independente, assistindo também aos pacientes nos principais hospitais da cidade.

Observou-se, desde o início da trajetória do grupo, um apurado controle da excelência dos seus profissionais , membros titulares da Sociedade Brasileira de Urologia- entidade que tem critérios rigorosos de aprovação de quem faz parte dos seus quadros.
Firmou-se como compromisso o atendimento urológico de ponta , bem como o atendimento ao paciente carente, num constante exercício profissional em que se mesclam o ensino e a filantropia, filosofia do Hospital Santo Antônio das Obras Assistenciais de Irmã Dulce, solidificando seu papel social.
Os sócios fundadores da Uroclinica foram os Drs. Nilo Leao Barretto, Oldach Pitombo e Roberto Prates , e a eles se juntaram, nos anos seguintes, Mauricio Sanches, José Álvaro Dantas , Frederico Mascarenhas e Nilo Jorge Leao Barretto.

A urologia, como especialidade moderna que incorpora permanentemente tecnologias de ponta, exige atualização e investimentos constantes no conhecimento. E, baseado nisso, a UROCLINICA realiza atendimento completo do paciente urológico, enfrentando desafios que perpassam pela realização do transplante renal em crianças (despontando como pioneira no Norte- Nordeste), do transplante em adultos (implantando na Bahia a retirada do rim do doador por laparoscopia, minimizando o desconforto pós operatorio), das cirurgias dos defeito congênitos dos rins e da genitália, do tratamento dos cálculos renais, da disfunção erétil, da infertilidade, da incontinência urinária, das infecções do trato urinário e do tratamento cirúrgico de todos os tipos de câncer urológico, utilizando tecnologias que vão da cirurgia convencional à tecnologia robótica (pioneira na Bahia).

A atividade de ensino cresceu paralelamente e hoje os profissionais da UROCLINICA coordenam e são responsáveis por duas das principais residências em Urologia do estado da Bahia : Hospital Santo Antônio e Hospital São Rafael.
O nosso objetivo é, pois, o de continuar a oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno, seguro e eficiente no tratamento dos problemas urológicos, aliando a isto o respeito á ética e aos princípios sagrados da medicina.

Fotos da Clínica